O que são Iogurtes Infinitos?
- Probióticos Brasil
- 29 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de jul. de 2024

No Brasil, chamamos de “Iogurtes Infinitos“. Em outros países são chamados de “Heirloom” (Herança) ou “Reusable Cultures” (Culturas Reutilizáveis) Yogurt Starters. Muitas dessas culturas são originadas em países como a Finlândia e a Bulgária, com longas tradições na fabricação de iogurte.
Eles compõem uma categoria única de probióticos lácteos com particularidades que agradam muitos paladares e adequada a inúmeros contextos entre os fermentadores de plantão!
Os Iogurtes Infinitos são culturas lácteas de fermentação que geram novo iogurte a partir de um lote de leite já fermentado por eles. Consumimos uma parte e com a outra porção retornar em leite fresco para nova fermentação. Ou seja, são cepas bacterianas específicas que geram um novo iogurte de si mesmo.
Diferente do Kefir de Leite, os Iogurtes Infinitos não possuem grãos visíveis, mas microscópicos no próprio líquido, ou seja, não há criação ou observação de grãos/sementes/flocos ou qualquer outra substância visível que caracterize ser ou não uma cultura de iogurte infinito.
TIPOS DE INICIADORES DE IOGURTE
Culturas de Uso Único Adicionadas a um lote de leite fresco produzem um único lote de iogurte. Com cuidados de cultivo, pode ser utilizado até 2 ou 3 vezes, no máximo, usando um pouco do leite fermentado gerado como iniciador do novo lote de leite fresco. Ex.: Iogurte Natural (Pote), Fermento Bio Rich, Top Fit TopTherm, entre outros.
Culturas Reutilizáveis Adicionadas a um lote de leite fresco podem produzir iogurte infinitamente. Com cada lote, parte do iogurte é retirada para adicionar a um novo lote de leite e então produzir mais iogurte. Devem ser propagadas pelo menos uma vez a cada sete dias para manter o vigor das bactérias. Ex.: Bulgaricus, Caspian, Filmjolk, Skyr, etc.
Os Iogurtes Infinitos são considerados Culturas Reutilizáveis, então não trataremos aqui das Culturas de Uso Único, já que para elas é necessário sempre adquirir novos Sachês, Embalagens e Pós para a produção caseira de iogurtes, muitas vezes inviabilizando sua manutenção e uso devido aos altos custos de aquisição.
Quais os Tipos de Iogurtes Infinitos (Yogurt Starter) existentes?
Alguns são: Langfil, Yonah Schimmel, Caspian, Skyr, Viili, Filmjolk, Buttermilk, Piimä, Bulgaricus e Amasi
PORQUE SÃO CHAMADOS DE ‘IOGURTES INFINITOS’ ?
Na realidade, o termo Iogurte “Infinito” teve sua tradução equivocada para o Brasil.
Se cultivado em ambiente seguro, do ponto de vista higiênico-sanitário, com trocas adequadas de leite fresco, tempo e temperatura ideais, os Starters de Iogurte Infinito podem duram muito tempo! Em geral, sugerimos o prazo de 1 (UM) ANO DE VALIDADE para então renovar sua cultura, adquirindo uma nova cultura, já que, com o tempo, provavelmente o número de microrganismos será reduzido significativamente, com teor limitado para gerar bons iogurtes.
Então, o termo correto seria o original mesmo: Iogurte “Reutilizável“, mas com um prazo de validade estimado.
O tempo de fermentação varia de 12h, às vezes até menos, e no máximo 24h, em condições de temperatura de 20 a 30 graus centígrados. O ponto ideal é quando o leite passa de líquido para um estado sólido, firme, cremoso.
Para preservar a potência das bactérias, as culturas de Iogurtes Infinitos devem ser propagadas no mínimo 1x vez a cada 7 dias, senão correm o risco de morrer por falta de nutrientes. Assim como todas as culturas probióticas, eles também precisam de cuidados regulares e alimentação.
A taxa de crescimento dos Iogurtes Infinitos é de 100% a cada ciclo de fermentação, já você controla os microrganismos através da quantidade de leite inserido no cultivo. Ou seja, se você coloca 100 ml ou 500 ml, todo o leite sempre será fermentado, bastando aguardar o tempo necessário de multiplicação das bactérias e leveduras.
Saiba mais: Diferenças e Semelhanças entre Iogurtes Infinitos e Iogurtes Comerciais
A proporção sugerida de preparo é 1 colher (sopa) cheia de leite fermentado para cada 100 ml de leite fresco.
O leite fermentado produzido com as culturas de Iogurtes Infinitos pode ser consumido puro, adoçado, com mel, adoçante, cereais, frutas, batidos, em sorvetes, pudim, gelatina, smoothies, fazer cream cheese, requeijão, manteiga, queijos, molhos para salada e muito mais! Evite apenas utilizar em receitas com temperatura acima de 65oC.
Bom proveito e ótimas fermentações a todos! =)
Por: Flávio Viaboni – Nutricionista – CRN3 23.271/SP – Equipe Probióticos Brasil
QUAL O PRÓXIMO PASSO? Ficou animado em saber dos Iogurtes Infinitos? Temos variedades à sua disposição e estamos ansiosos para que se junte conosco nessa jornada fermentativa! Clique aqui e escolha o seu!
Probióticos Brasil® - Culturas, Kits, Acessórios, Chás, Cursos, E-Books e tudo sobre Fermentação Natural de Alimentos
🦠️ Conheça a Lojinha: https://www.probioticosbrasil.com.br/
💟 Siga-nos no Insta: https://www.instagram.com/probioticosbrasil/
👨🎓 Aprenda no Blog: https://blog.probioticosbrasil.com.br/
📱 Mande um Whats! Clique no Telefoninho